Home (Português)


Data: De 2 de Fevereiro (2ª-feira) a 4 de Fevereiro (4ª-feira) de 2015   Local: Escola Superior de Agricultura "Luís de Queiroz", Universidade de São Paulo (ESALQ-USP), Piracicaba, São Paulo, Brasil


"Biodiversidade e Conservação Ambiental" estão entre uma das questões globais mais importantes da atualidade e a conservação de plantas é especialmente relevante uma vez que elas provêm recursos básicos e o meio ambiente onde habitam a maior parte dos organismos terrestres. Neste workshop, pretendemos compartilhar conhecimentos e técnicas para possibilitar e incentivar o uso da Genétca para a Conservação Vegetal. A diversidade genética é um dos aspectos chave da Biodiversidade e tanto Brasil como Japão vem realizando pesquisas para a conservação deste nível da variação biológica. O workshop será uma excelente oportunidade para a troca de idéias entre pesquisadores e outros profissionais diretamente relacionaodos à Conservação da Biodiversidade desses países tão distantes geograficamente e sendo também interessante para a formação de futuras redes de pesquisa. Neste sentido, o objetivo deste evento é estabelecer redes de trabalho entre jovens pesquisadores e outro profissionais de ambos países os quais terão um papel fundamental para contribuir para a conservação de plantas.

Objetivos do workshop:
O objetivo deste evento é estabelecer networkings de jovens pesquisadores e outros profissionais da Conservação da Biodiversidade Vegetal. Por meio de discussão entre os participantes, pretendemos discutir as seguintes questões:

- Quais as questões prioritárias de Conservação de Plantas nas quais Brasil e Japão devem trabalhar em conjunto?

- Quais grupos de trabalhos devem enfocar essas questões e quem devem ser seus membros?

- Quais os planos de ação para os grupos de trabalhos e suas estratégias para os próximos três anos?

De que forma o workshop será realizado? 

         -   Além de geneticidas, participantes de outras áreas do conhecimento/atuação relacionadas à Conservação                     (Ecologia, Evolução, Taxonomia, Sistemas de Informação Geográfica, por exemplo) serão selecionados para                     abordarmos as questões de interesse de uma maneira holística. Grupos de discussão serão formados para se                 determinar essas questões e tentar resolvê-las. Coordenadores e mentores serão os responsáveis para encorajar as                    discussões. Para isso, a Tecnologia da Informação e Comunicação (ICT) e outros métodos pedagógicos (como o                                sistema Google Apps)  serão usados para promover as discussões.  

Programa do Workshop

Coordinadores:
- Tadashi Kajita (Associate Professor, Graduate School of Science, Chiba University)

- Maria Imaculada Zucchi (Scientific researcher, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - APTA - Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico do Centro Sul.) 

Mentores:
- Koji Takayama (Assistant Professor, University Museum, The University of Tokyo)

- Yuji Isagi (Professor, Graduate School of Agriculture, Kyoto University)

- Yoshihisa Suyama (Associate Professor, Graduate School of Agricultural Science, Tohoku University)

- Pedro Henrique Santin Brancalion (Adjunct Professor, ESALQ-USP)

- Evandro Marsola de Moraes (Adjunct Professor,  Universidade Federal de São Carlos (UFScar), campus Sorocaba)

- Clarisse Palva Silva (Researcher, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro)

Comissão organizadora

- José Baldin Pinheiro (Professor, ESALQ-USP)

-  Alessandro Alves Pereira (ESALQ-USP)

- Carolina Grando (University of Campinas - UNICAMP)

- Ellida de Aguiar Silvestre (UNICAMP)

- Gustavo Maruyama Mori (Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética - CBMEG - UNICAMP, APTA), Executive Organizer.

- Mariana Novello (UNICAMP)

- Mariana Vargas Cruz (CBMEG - UNICAMP)

- Patricia Sanae Sujii (UNICAMP)